Nosso guru e linhagem

Diretor Espiritual

Sua Eminência o Venerável Kalden Tulku Rinpoche

Ordenado noviço na juventude, estudou no monastério de Sera Je, na Índia. Recebeu a ordenação plena (Gelong) no Tibete, no Monastério de Tashi Lhünpo pelo abade emérito, o Venerável Khensur Sherab Chödar Rinpoche, onde foi apontado como Tulku, uma reencarnação especial. O Venerável Kalden Tulku Rinpoche foi entronizado por seu guru raiz, Kyabje Denma Gonsar Rinpoche, em Denma (Tibete, China) no ano de 2003 – sendo, assim, o único ocidental da linhagem a ser entronado no Tibete. No Brasil, fundou o Centro Budista Djampel Pawo em 2001, onde recebeu seu guru Kyabje Trijang Chocktrul Rinpoche e outros grandes Lamas.

O Venerável Kalden Rinpoche gira a roda do Dharma ininterruptamente desde a fundação do Centro Djampel Pawo com ensinamentos semanais e práticas diárias. Forma seus discípulos com uma sólida base Mahayana, estruturada na linhagem Ganden e fundamentada no Lamrim, os estágios do caminho à iluminação, e no Lojong, o treino da mente. Progressivamente, conduz seus discípulos ao Vajrayana e os instrui na aplicação e na prática das quatro classes do Tantra, com destaque para os ensinamentos sobre os estágios de geração e de conclusão.

O compromisso Mahayana de cuidar de todos os seres sencientes até a plena iluminação orienta as ações de Sua Eminência Kalden Tulku Rinpoche, que se dedica diligentemente ao cuidado dos praticantes e às condições favoráveis para a prática do Dharma. Nesse contexto, o meio ambiente, no sentido budista, refere-se ao conjunto das relações que constituem a experiência: a relação com os elementos, com os outros seres, com o mundo externo, com o ambiente interno e secreto da mente. Desde a fundação do Centro Djampel Pawo, Kalden Rinpoche empenha-se na restauração e na retificação do meio ambiente como base para a correta compreensão, preservação e desenvolvimento do Dharma. Destaca-se, ainda, pelo cultivo da relação com os senhores do meio ambiente, os Nagas, conforme prescrito nos ensinamentos de Buddha Shakyamuni.

Linhagem

A presença do dharma e a permanência do caminho da iluminação no mundo depende da compreensão e prática dos ensinamentos, que têm como raiz as transmissões orais e o vínculo entre mestre e discípulo. Buda atingiu os resultados deste caminho e legou suas instruções aos seus discípulos – que, por sua vez, após uma prática de sucesso, instruíram a geração seguinte, e assim sucessivamente. O acesso ao Guru nos possibilita transcender a aridez da letra escrita, e que nos conectemos diretamente à fonte abençoada deste caminho, também conhecido como “veículo do diamante”, o caminho mais veloz à iluminação.

Buddha Shakyamuni (aproximadamente 563-489 a.C.)

Nagarjuna (150-250)

Padmasambhava, Guru Rinpoche (século 7º e 8º)

Atisha (982-1054)

Lama Tsongkhapa (1357-1419)

Kyabje Pabongka Rinpoche Dechen Nyingpo (1878-1941)

Kyabje Trijang Rinpoche Dorje Chang (1901-1981)

Kyabje Denma Gonsar Rinpoche (1930-2005)

Kyabje Pabongka Rinpoche (1969- )

Kyabje Trijang Chocktrul Rinpoche (1982- )

Kyabje Yangsi Denma Gonsar Rinpoche (2007- )