JANGWA PUJA

1º Festival de Libertação dos Mortos

Temos o prazer de anunciar que, pela primeira vez, realizaremos o Festival de Libertação

dos Mortos no Centro Budista Djampel Pawo no dia 9 de agosto de 2025.

Presidido por Sua Eminência, o Venerável Kalden Tulku Rinpoche, o Festival será conduzido por meio da prática do Jangwa Puja e será dedicado ao benefício e à libertação dos falecidos, sejam eles recentes ou de longa data.

Essa cerimônia é uma tradição tanto do budismo Mahāyāna quanto do Theravāda, tendo se difundido por toda a Ásia como um dia de libertação de parentes e pessoas próximas que já faleceram.

Durante o puja, a consciência associada a cada um dos nomes dos falecidos é resgatada e purificada; seus karmas negativos

são removidos, e eles são conduzidos às Terras Puras do Buda Amitābha, onde recebem a profecia da iluminação e a possibilidade de um próximo renascimento em condições favoráveis e voltadas à prática do Dharma.

Além disso, essa prática também auxilia os vivos, removendo interferências espirituais que possam estar afetando suas vidas.

O Jangwa cumpre o propósito búdico de cuidar da iluminação de todos os seres — inclusive dos transmigrantes.

Como Participar

Para incluir nomes de entes falecidos na cerimônia, é necessário fazer uma contribuição de R$100,00 e, em seguida, enviar os nomes através do link até dia 02/08/25.

Esta contribuição inclui a dedicação no puja de até 10 nomes, para enviar mais nomes basta acrescentar mais R$ 5,00 por nome adicional.

Todos que dedicarem nomes no festival podem estar presentes no dia da celebração.

Necessário

Confirmar presença;
Oferecer khata e kuyon.

Data

09/08/25 (sábado)
Horário a definir

Em Dharma,
Centro Budista Djampel Pawo